terça-feira, 22 de setembro de 2015

Certezas em geral

Se já estamos acostumados a reagir de uma determinada maneira a um estímulo, se aparecer outro semelhante, nossa reação pode ser a mesma. Em resumo: gato escaldado tem medo de água fria.

Uma explicação bem resumida, superficial e coloquial, apenas para este texto não se tornar "técnico".

A generalização é um importante processo de aprendizagem e de sobrevivência.

Algum de nossos antepassados que estava faminto, provavelmente dispensou o champignon ou shimeji ao ver um amigo morrer após comer um cogumelo venenoso.

Atualmente, os cogumelos comestíveis já são reconhecidos, mas o processo de generalização continua sendo um mecanismo necessário nas nossas vidas.

Mesmo assim, ele pode dar suas mancadas e nós temos que ficar espertos para isso não acontecer.

As redes sociais oferecem uma boa visualização de generalizações, digamos, precipitadas. Principalmente quando a generalização é relacionada a pessoas. 

Não vou citar exemplos aqui porque pode gerar um debate desnecessário, mas a cada generalização de pessoas dentro de um determinado grupo, amassamos e jogamos no lixo qualquer resquício de individualidade.

Traçamos um perfil único e temos a certeza de que todos inseridos naquele grupo pensam, agem e se comportam da mesma maneira.

Entramos em discussões intermináveis por não estarmos dispostos a ouvir o que outro tem a dizer, afinal, eles são todos iguais. Certeza!

Assim como muitas outras, a certeza vinda desse tipo de generalização raramente é devida. Já parou pra pensar nisso?

Falamos com muita certeza sobre assuntos que não conhecemos.

Um comentário: